segunda-feira, setembro 05, 2022

CROATÁ - Criação do distrito e Toponímia

 

Com a Lei Municipal nº 6.512, de 5 de setembro de 1963, criou-se o Distrito de Croatá. Seu território fora formado por doações de terras dos distritos de Umarituba e Serrote.

Atualmente, Croatá é um dos maiores distritos de São Gonçalo do Amarante, tanto por fatores geográficos (território), populacionais e econômicos. Seu povo é hospitaleiro e o lugar é aprazível e acolhedor.

TOPONÍMIA:

A denominação "Croatá" tem origem no fruto da Croatazeira, uma planta pequena, sendo que seu fruto muito se assemelha a uma banana.


Croatazeira e seus frutos



Croatazeira e seus frutos

Esse fruto era colhido pelas mulheres croatazeiras, servindo de alimento para os Índios Guanacés que desciam da Chapada da Uruburetama para unir-se aos Anacés. Estes tinham como habitat as margens do Rio Siupé. (...)

A colheita do croatá perdurou até as décadas de 1940 e 1950. Até hoje ainda existem resquícios do fruto. Seu sabor não agrada ao paladar e sua ingestão em (grande) quantidade apresenta uma coceira nos lábios, chegando a feri-los.

(...) O nome Croatá dado ao Distrito foi feito pelo Sr. José Sampaio (José Lagoa), em virtude da abundância desse fruto. (Além dos índios da região) Ele era colhido principalmente pelas mulheres, as famosas croatazeiras.

FONTE: Livro "A história de São Gonçalo - O São Gonçalo do Amarante que me contaram e o São Gonçalo que eu conheci" / José Francisco de Lima Ferreira - Major Lima / p. 185.

GENTÍLICO: Croataense.


EM 2022, CROATÁ FARÁ 59 ANOS DE CRIAÇÃO DISTRITAL.

Nenhum comentário: