segunda-feira, setembro 05, 2022

CROATÁ - Economia


Nos primórdios da existência dessa terra, fazia-se a colheita do fruto da croatazeira. Prática esta realizada, primeiramente, pelos indígenas Guanacés e esta prática foi repetida pelas mulheres colonizadoras colhedeiras de croatá. Em seguida, vieram as famílias com o trabalho agropecuário, sendo este para sustento dessas famílias e o excedente vendido no pequeno comércio local.


Planta Croatazeira

Com o advento da ferrovia, esse comércio cresceu significativamente, pois o trem escoava a produção dessas famílias produtoras.

Atualmente, a economia croataense tem por base o comércio, fazendas produtoras de caju, bovinos e caprinos, previdenciários, pensionistas e servidores públicos.

Com um comércio diversificado, Croatá é privilegiado geograficamente, pois encontra-se num entrocamento de rodovias que possibilita o escoamento das produções das fazendas como, também, um movimento constante no setor gastronômico.

  

As instituições públicas (servidores) - educação e saúde - são os principais condutores de verba, possibilitando um fluxo constante de capital na localidade. As pequenas e médias instituições privadas contribuem com seus colaboradores - empregos e renda. Temos, ainda, os previdenciários e pensionistas que destacam-se por investirem no comércio local, ajudando a manter um capital de giro que proporciona desenvolvimento e sustentabilidade.

FEIRA LIVRE

A feira livre é outra modalidade de geração de renda. Os feirantes veem de muitos lugares para expor e vender suas mercadorias.

Destaque: Rua Dona Vitória e Praça da Matriz - Segunda, dia 26  de outubro de 2020 às 9h30. 

















Nenhum comentário: