O Projeto


APRESENTAÇÃO

É preciso um estudo que  enfatize as ações pertinentes a história do município dentro de uma perspectiva de aprofundar o conhecimento no contexto em qe estamos inseridos afim de desenvolver o conhecimento dos alunos com relação a trajetória de formação e desenvolvimento da cidade de São Gonçalo do Amarante.

O estudo da história e geografia é um  fator de suma importância para os discentes ter em um conhecimento sobre suas origens e assim, se tornem multiplicadores dos fatos históricos ocorridos, além de conhecer os conhecimento que levaram o município a se tornar uma importante cidade da região metropolitana de Fortaleza.

Análise dos mecanismos de construção de memória na cidade através da história oral, coleta de depoimentos como  importante instrumento da construção da história local, ainda carente de acervos documentais,. fazendo-se necessário a junção de registros para manter o contexto histórico presente no cotidiano educacional.

Dentro de uma perspectiva de que os discentes sejam agentes multiplicadores de história local, o projeto busca valorizar através de procedimentos metodológicos a valorização d história e a identificação de sua trajetória, além disso, será contemplado dentro das diretrizes pedagógicas propostas pela Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante-CE em uma abordagem metodológica nos componentes de história e geografia para serem desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2022.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a importância de conhecer e fortalecer nossa história elencando a valorização social e cultural, além de fortalecer a relevância das pessoas que contribuíram para o processo de formação e desenvolvimento do município de São Gonçalo do Amarante, dentro de uma perspectiva histórico-geográfica, viu-se a necessidade de desenvolver um projeto que contemple a busca pela origem e formação de sua identidade local. Assim, os discentes possam desenvolver se u sendo crítico e acompanhar as transformações sociais e geográficas ocorridas no decorrer dos anos que contribuíram para a formação de sua história.

OBJETIVOS

GERAL:
Intensificar o estudo sobre a história e a geografia do município e aproximar os discentes da rede municipal para a trajetória histórica de São Gonçalo do Amarante, além de focalizar em sua geografia e espaços existentes, corroborar os valores sociais e culturais que trazem informações significativas tanto para a comunidade quanto pata a própria formação de identidade do sujeito.

ESPECÍFICOS:
  • Compreender domo ocorreu o processo de formação do município;
  • Adquirir conmhecimento sobre a história e a geografia do mujnicípio;
  • Identificar os aspectos geográficos predominentesna região;
  • Valorizar a história promovendo o senso de responsabiidade;
  • Identificar tarnsformações ocorridas nop espaço geográficos;
  • Identificar a vivência da população de cada região;
  • Conehcer a etimologia da cidade;
  • Diferenciar patrimônio material e imaterial.
COMPONENRTES CURRICULARES

História e Geografia.

PERÍODO

Abril à outubro de 2022.

PÚBLICO-ALVO

Turmas de 6º ao 7º ano das escolas municipais de São Gonçalo do Amarante-CE.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(Sugestões)

Para a realização do projeto serão utilizados materiais de uso bibliográfico e oral no sentido de dinamizar o desenvolvimento das ações pedagógicas e alcançar os objetivos propostos. Assim, ficando flexível o despendimento e adaptação das sugestões de acordo com a realidade de cada escola.
  • Diagnóstico inicial e final para avaliar a aprendizagem;
  • Pesquisas bibliográficas e campo;
  • Produção e interpretação de textos;
  • Confecção de dicionários com palavras e expressões locais;
  • Criação de Cordel;
  • Elaboração de Paródias;
  • Jogral;
  • Palavras cruzadas;
  • Telejornal;
  • Vídeos;
  • Tik tok informativo;
  • Jogos (Kathoo, Google meet);
  • Estudo do Hino do município;
  • Significado do brasão e bandeira do município;
  • Análise iconográfica;
  • Produção de imagens (desenhos, pinturas);
  • Quiz;
  • Gincana do cultural;
  • Danças;
  • Teatro;
  • Itinerante;
  • Sondagem das economia local.
Obs: O desenvolvimento dessas ações pode ser de forma individual e/ou coletiva, dependendo da realidade das escolas.

História
  • Etimologia do município;
  • Desenvolver estudo de textos e interpretações;
  • Investigar quais os aspectos que contribuíram para a formação histórica do município;
  • Identificar os patrimônios materiais e imateriais existentes;
  • Pessoas que contribuíram para a formação da história;
  • Análise icnográfica de documentos.
Geografia
  • Localizar no mapa do Brasil e estado o município onde mora;
  • Construir noções de território;
  • Identificar o município onde mora e os municípios vizinhos, percebendo as interações entre eles;
  • Leitura cartográfica do mapa do município;
  • Impactos socioambientais na área industrial do município.
CRONOGRAMA DAS AÇÕES

 ABRIL
  • Abertura: Uma apresentação e explanação do projeto
MAIO: Distrito Sede
História:
  • Etimologia;
  • Cultura;
  • Patrimônio;
  • Religiosidade;
  • Turismo.
Geografia:
  • População;
  • Economia local;
  • Tipos de solo;
  • Degradação ambiental.
JUNHO: Microrregião Litoral
História:

  • Etimologia;
  • Cultura;
  • Patrimônio;
  • Religiosidade;
  • Turismo.
Geografia:
  • População;
  • Economia local;
  • Tipos de solo;
  • Degradação ambiental.
AGOSTO: Microrregião BR (Umarituba e Croatá)
História:

  • Etimologia;
  • Cultura;
  • Patrimônio;
  • Religiosidade;
  • Turismo.
Geografia:
  • População;
  • Economia local;
  • Tipos de solo;
  • Degradação ambiental.
SETEMBRO: Microrregião Sertão (Serrote e Cágado)
História:

  • Etimologia;
  • Cultura;
  • Patrimônio;
  • Religiosidade;
  • Turismo.
Geografia:
  • População;
  • Economia local;
  • Tipos de solo;
  • Degradação ambiental.
OUTUBRO:
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Será realizada por polo, onde as escolas irão apresentar três modalidades culturais:
  • Dança;
  • Poesia/Cordel;
  • Paródia.
Organização da culminância será por Polo:
  • Sede:
    E.E.F Adelino Alcântara Filho, E.E.F. Maria do Socorro Gouveia, E.E.F. Dep. Leorne Belém, E.E.F. Leonice Alcântara Brasileiro, E.E.F. Maria José Pereira Barros, E.E.F. Porfírio de Araújo.

  • Litoral:
    E.E.F. dona Filomena Martins. E.E.B. Professora Alba Herculano de Araújo, E.E.F. José Maria Barros de Pinho, E.E.F. Gertrudes Prata Lima, E.E.F. Poetisa Abigail Sampaio.

  • Sertão:
    E.E.F. Ester de Pontes Barroso, E.E.F. Joaquim, Pacheco ded Menezes, E.E.F. João Moreira Barroso, E.E.F. João Pinto Magalhães.
PRODUTO FINAL
  • Elaborar um relato das ações desenvolvidas contendo a aplicabilidade, material confeccionado pelos alunos, imagens a serem entregues em novembro de 2022.
MATERIAL DE APOIO
  • São Gonçalo do Amarante, cidade da gente.
  • Taba dos Anacés.
  • Doc. Breve histórico de São Gonçalo.
  • Fontes orais.
  • Pesquisas em sites e livros.
  • Plataforma.
Equipe pedagógica Anos Finais









Nenhum comentário: