Umarituba


Casarão da Família Brasileiro

  HISTÓRICO DE POVOAMENTO  

Umarituba, praticamente, foi fundado pelas famílias Brasileiro e Viana, em seu primeiro período com a chagada do trem, conhecido com suburbano, que começou a funcionar pelos anos de 1929.

Antes da chegada do trem, o distrito tinha poucos moradores, dentre eles o sr. Antônio Brasileiro que, ainda hoje, existe sua casa como marco de sua presença no ano de 1923. Suas terras ainda hoje pertencem aos herdeiros, dentre eles  o sr. Antônio Brasileiro, cite-se seu genro Liaderson Pontes que era casado com sua filha. Seu Antônio teve vários filhos, entre eles o ex-prefeito de Caucaia, o sr. Domingos Pontes. 

O ponto pitoresco do distrito de Umarituba é a antiga estação ferroviária, cujo transporte era utilizado para escoar a pequena produção agrícola e pecuária da região. Com o fim do funcionamento desta estação, Umarituba, com o tempo, tomou uma nova dimensão econômica mais moderna para a época ; tais como a criação de comércios gastronômicos e combustíveis.

FONTE: Livro A história de São Gonçalo - O São Gonçalo que me contaram e o São Gonçalo que eu conheci. Autor: José Francisco de Lima Ferreira (Major Lima). (Texto adaptado)


Casarão da Família Araújo

  A CRIAÇÃO DO DISTRITO DE UMARITUBA  

Conforme o Decreto-Lei nº 169 de 31 de março de 1938, ficou estabelecida a dimensão territorial do Município de São Gonçalo do Amarante, sendo criados os seguintes distritos:
  • São Gonçalo;
  • Pecém;
  • Paraipaba (antiga Passagem do Tigre);
  • Trairi;
  • Serrote;
  • Mundaú;
  • Siupé e
  • UMARITUBA.
Umarituba foi desmembrado de Soure, hoje Caucaia, nos termos do Decreto-Lei nº 448 de 20 de dezembro de 1938.

Em 1963, conforme a Lei nº 6.512, Umarituba cede parte de seu território para a criação do distrito de Croatá.

FONTE: Livro Taba dos Anacés. Autor: Overlan G. Correia (1997) - p. 9, 10. (Texto adaptado)


  TOPONÍMIA  



  A RELIGIOSIDADE DE UMARITUBA  

O Catolicismo foi a religião dominante desde a colonização do Brasil e, evidentemente, sendo as famílias povoadoras de Umarituba católicas de tradição, a região onde se instalaram e, futuro distrito, teria sua influência nessa crença. Portanto, Umarituba tem sua principal crença o Catolicismo, embora possam existir outras denominações diversas.

O distrito tem como padroeiro São Pedro que é festejado de 19 à 29 de junho. Ocorrendo procissões, missas, leilões, quermesses... festa cultural que faz parte do calendário municipal de São Gonçalo.


Imagem: YouTube

IGREJA DE SÃO PEDRO



Nenhum comentário: