segunda-feira, setembro 05, 2022

CROATÁ - Religiosidade

 

No princípio, na época do povoamento, a fé ou crença dos colonizadores era o catolicismo e, logicamente, essa fé foi passada para as gerações futuras. Com o tempo, foram chegando à essa terra pessoas com outras denominações religiosas.

Assim, a configuração da religiosidade croataense foi se alterando até os dias atuais. Hoje, Croatá é bastante diversificado na cultura religiosa. Contudo, podemos citar dois grandes grupos religiosos: O Catolicismo e o Protestantismo, conhecido no Brasil como Evangelismo.

No catolicismo, a criação da paróquia de Nossa Senhora do Carmo foi planejada e liderada em seus trâmites legais pelos padres Josenir Santana e Marcílio. Isso se deu nos anos de 2010 e 2011, junto à Diocese. Sendo criada em 9 de fevereiro de 2012 e teve como seu primeiro pároco  o sacerdote Douglas.

Cronologia da paróquia:

Responsáveis pela criação da Paróquia: Padres Jonenir Morais Santana e Jerônimo Marcílio.
1º Pároco: Padre Jean Douglas.
2º Pároco: Padre Rodrigo Castro.


Igreja Congregação Cristã no Brasil

Outra grande ramificação e de grande expressividade de fé é o Protestantismo, dividindo-se em várias igrejas locais. Nesses últimos dez anos, o mundo evangélico cresceu enormemente atingindo a população croataense em torno de 47%.






Nenhum comentário: