PATRIMÔNIO CULTURAL - O Morcegão

  CMC - CLUBE DA MOCIDADE CROATAENSE  



Provavelmente, o CMC tenha sido construído no final da década de 1970. Este era o único clube de recreação de Croatá na época. Sua estrutura era simçples, mas atendia as espectativas dos croataenses. Nele, havia festas com os conjuntos musicais dos municípios vizinhos, havia as famosas tertúlias, co,emoraçoes dos Dias Mães, Dia dos Pais, dentre outras festividades. Nos anos 1980, a responsável pelo clube era a dona Cilede Ferreira Lopes. Era ela quem promovia as festas e tertúlias e cedia o espaço para toda a comunidade. Era um prédio simples em sua arquitetura; contudo, um local limpo, arejado e bem iluminado.

As festas eram realizadas em datas especiais e as tertúlias eram semanais. O clube lotava de casais, amigos, solteiros e visitantes para dançar, conversar, paquerar... era uma diversão sadia. 

As músicas, sucessos da época, eram divididas tempos por ritmos, ou seja, havia o tempo determinado para cada tipo de música... hora da música dançante para os solteiros, hora da música romântica para os casais, hora do forró e, assim por diante, no final o ciclo se repetia. Havia o momento para todos os gostos musicais.

Segue abaixo alguns sucessos da época:




O CMC era referência em diversão em Croatá. Uma geração frequentou esse espaço. Era um local de encontros da juventude croataense. Além de ser suporte às escolas para reuniões e eventos escolares.


No principio das atividades da escola Porfírio de Araújo, o clube fora usado como sala de ajula para algumas turmas.

Em meados dos anos 2000, o CMC ganha um apelido dos jovens da época: MORCEGÃO. O motivo foi a grande incidência de morcegos no prédio, ocasionando malcheiro e sujeira. Na realidade, esse apelido dado foi de protesto, pois, de certa forma, o clube fora abandonado pelas autoridades, tendo como consequência um prédio deteriorado, sem condições de uso.

O Morcegão ficava à rua dona Vitória, onde hoje é uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Destruído e substituído pela UBS em 2008, na gestão do então prefeito Walter Júnior. O clube ficava ao lado da residência do professor Djacir Farias.


Rua dona Vitória. o clube fica na penúltima esquina.

Local onde ficava o Morcegão. Atualmente UBS.

Com a destruição do CMC, Croatá perde um de seus equipamentos sociais mais simbólicos, perde a memória de uma geração, um símbolo da cultura croataense.

  

  

  


Nenhum comentário: