sexta-feira, junho 10, 2022

FINALIZAÇÃO DA 1ª ETAPA DO PROJETO - 2º Bimestre 📢 📢 📢 📢


Finalizamos hoje, dia 10 de maio, a Primeira Etapa do Projeto (2º Bimestre). Agradecemos à todos que participaram diretamente e/ou contribuíram de alguma forma na realização deste.
Agradecemos em especial à Direção da escola, Cecília Kelma, à Coordenação Pedagógica, Naiana Barros, à professora-coordenadora do Laboratório Educacional de Informática, professora Lilia, ao professor Antônio José pela ajuda, à Cristiany, secretária da escola pelas impressões e ajuda, agradecemos, também, as supervisoras da SME Taciana e Cíntia pelo apoio dado. E um  agradecimento bem especial aos meus alunos que participaram com entusiasmo e dedicação. Na realidade, esse projeto foi desenvolvido para eles, discentes do 6º e 7º anos da escola Porfírio de Araújo.

Aguardamos todos vocês na próxima etapa do projeto no 3º Bimestre onde falaremos sobre a Microrregião BR (Croatá e Umarituba).

Um Forte Abraço!
Professor GNeto Lopes

-------
CONHEÇA O PROJETO
Clique no Link abaixo

quarta-feira, junho 08, 2022

QUESTÕES PARA REFLEXÃO - Colonização, Religiosidade, Impacto cultural e Representatividade oficial.

PARA ENTENDERMOS  A TEMÁTICA PARA REFLEXÃO, PRECISAMOS RELEMBRAR O CONCEITO DE COLONIZAÇÃO.

 

R E F L I T A

  • Discuta em Plenária as questões abaixo:

  1. Por onde começou a colonização do território do atual São Gonçalo? Se deu em um único período de tempo?  Justifique sua resposta.

  2. colonização e a criação da vila de São Gonçalo foram realizadas pelas mesmas pessoas? Quem se envolveram nesses processos?

  3. Por que a Vila de São Gonçalo recebeu esse nome no princípio? Qual a relação que há entre o santo São Gonçalo de Amarante com o nosso município?

  4. Segundo alguns autores, nos primórdios de São Gonçalo habitavam nesses terras várias denominações indígenas, principalmente os Anacés, os Guanacés e os Jaguaruanas. "Da cultura e civilização indígena nada ficou que possa caracterizar o marco do trabalho dos índios, além do que é contado nas publicações do Instituto Histórico do Ceará". O que houve com os vestígios seculares da vida desses povos? Para onde foram?

  5. Há renascentes atualmente no território de São Gonçalo? Se há, o que fazer com esses descendentes do povo Anacés?

  6. O que, oficialmente, representa o município de São Gonçalo do Amarante?

  7. Que distrito representa melhor São Gonçalo do Amarante?

  8. Por que a economia influenciou tanto a vida do povo gonçalense?


NOTÍCIAS SOBRE SÃO GONÇALO

Blog do Evando Moreira

terça-feira, junho 07, 2022

MEU MUNICÍPIO NA ESCOLA - Final da 1ª Etapa

 


EDIÇÃO: 2022

MICRORREGIÕES EM ESTUDO: 
DISTRITO-SEDE e LITORAL

RESUMO EM TÓPICOS:
  1. Colonização;
  2. Primeiras Famílias;
  3. Indígenas, donos da terra;
  4. Impacto sociocultural da colonização;
  5. Área da colonização;
  6. As vilas do território;
  7. O povo e a religiosidade;
  8. Para onde foram os indígenas?
  9. Vestígios dos indígenas em SGA;
  10. O que dizem as fontes históricas oficiais?
  11. Criação da Vila de São Gonçalo;
  12. Criação do Município e suas denominações.
  13. A área geográfica do município: Seus distritos e microrregiões;
  14. Relevo e vegetação;
  15. População e economia:
  16. O povo e suas crenças;
  17. Turismo, cultura e patrimônio;
  18. Meio ambiente: preservação e degradação.

sábado, junho 04, 2022

DISTRITO-SEDE e MICRORREGIÃO LITORAL - Degradação Ambiental

 

Degradação ambiental é uma área que se encontra com vegetação destruída e/ou removida, em consequência a fauna é expulsa do seu habitat. Também ocorre quando a camada do solo fértil é perdida, removida ou coberta, afetando a vazão e qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos. (FONTE: gnrambiental.com)

DISTRITO-SEDE

A questão ambiental é uma conseqüência da modernidade, que ao mesmo tempo em que amplia a qualidade de vida, também ocasiona uma série de impactos ambientais negativos: poluição atmosférica (...), ilhas de calor, poluição sonora e visual, poluição no trânsito (...), acúmulo de lixo em locais não apropriados, falta de esgotos e falta do reaproveitamento ou reciclagem do lixo, entre outros... (FONTE: educacao.uol.com.br).

Nosso principal problema na Sede é o lixo sólido jogado nas ruas indiscriminadamente sobrecarregando o sistema público de recolhimento do lixo. A questão é o conscientização e educação dos munícipes.

MICRORREGIÃO LITORAL

O maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são gases, muitos deles de efeito estufa. São produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros fases e particulados. Também existe a geração de hidrocarbonetos. (FONTE: ecodebate.com)

  • DISTRITO DO PECÉM:
TERMOELÉTRICA



DEGRADAÇÃO RIO GUARIBAS

  • FRAGMENTO DE NOTÍCIA

Degradação Ambiental do Manguezal do rio Guaribas, Pecém, São Gonçalo do Amarante


Prezados amigos que compõem o Blog SGA notícias, sou Francisco Otávio Landim Neto (mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, e atualmente Curso o Doutorado na mesma instituição). Desenvolvi a pesquisa dissertativa junto a comunidade de pescadores e marisqueiras da Colônia de pesca Z-06 localizada na sede do distrito de Pecém (São Gonçalo do Amarante, Ceará), a referida teve por objetivo realizar uma análise dos problemas socioambientais existente no distrito do Pecém, nesse sentido foi possível constatar a existência de uma expressiva degradação do Ecossistema Manguezal do rio Guaribas (onde muitas famílias tiram seu sustento através da pesca e coleta de mariscos) é visível a ineficiência e falta de saneamento básico, os dejetos são lançados diretamente no Man guezal. Destaca-se que hoje o Pecém afigura-se como o pólo industrial do Estado do Ceará tendo em vista que abriga as instalações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP.

(...)
Francisco Otávio Landim Neto
Doutorado em Geografia - UFC
Mestre em Geografia - UFC
FONTE: SGA Notícias