sábado, junho 04, 2022

DISTRITO-SEDE e MICRORREGIÃO LITORAL - Degradação Ambiental

 

Degradação ambiental é uma área que se encontra com vegetação destruída e/ou removida, em consequência a fauna é expulsa do seu habitat. Também ocorre quando a camada do solo fértil é perdida, removida ou coberta, afetando a vazão e qualidade ambiental dos corpos superficiais e/ou subterrâneos. (FONTE: gnrambiental.com)

DISTRITO-SEDE

A questão ambiental é uma conseqüência da modernidade, que ao mesmo tempo em que amplia a qualidade de vida, também ocasiona uma série de impactos ambientais negativos: poluição atmosférica (...), ilhas de calor, poluição sonora e visual, poluição no trânsito (...), acúmulo de lixo em locais não apropriados, falta de esgotos e falta do reaproveitamento ou reciclagem do lixo, entre outros... (FONTE: educacao.uol.com.br).

Nosso principal problema na Sede é o lixo sólido jogado nas ruas indiscriminadamente sobrecarregando o sistema público de recolhimento do lixo. A questão é o conscientização e educação dos munícipes.

MICRORREGIÃO LITORAL

O maior impacto ambiental produzido pelas termoelétricas são gases, muitos deles de efeito estufa. São produzidos óxidos e dióxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, outros fases e particulados. Também existe a geração de hidrocarbonetos. (FONTE: ecodebate.com)

  • DISTRITO DO PECÉM:
TERMOELÉTRICA



DEGRADAÇÃO RIO GUARIBAS

  • FRAGMENTO DE NOTÍCIA

Degradação Ambiental do Manguezal do rio Guaribas, Pecém, São Gonçalo do Amarante


Prezados amigos que compõem o Blog SGA notícias, sou Francisco Otávio Landim Neto (mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, e atualmente Curso o Doutorado na mesma instituição). Desenvolvi a pesquisa dissertativa junto a comunidade de pescadores e marisqueiras da Colônia de pesca Z-06 localizada na sede do distrito de Pecém (São Gonçalo do Amarante, Ceará), a referida teve por objetivo realizar uma análise dos problemas socioambientais existente no distrito do Pecém, nesse sentido foi possível constatar a existência de uma expressiva degradação do Ecossistema Manguezal do rio Guaribas (onde muitas famílias tiram seu sustento através da pesca e coleta de mariscos) é visível a ineficiência e falta de saneamento básico, os dejetos são lançados diretamente no Man guezal. Destaca-se que hoje o Pecém afigura-se como o pólo industrial do Estado do Ceará tendo em vista que abriga as instalações do Complexo Industrial e Portuário do Pecém - CIPP.

(...)
Francisco Otávio Landim Neto
Doutorado em Geografia - UFC
Mestre em Geografia - UFC
FONTE: SGA Notícias

Nenhum comentário: